Palpites

Geralmente vejo uma página como esta nos blogs que sigo, com o nome Dicas... Acho que Dicas, requer muita experiência e sabedoria, e como ainda me sinto uma aprendiz, resolvi chamar esta página de Palpites, afinal é o que ela é,...uma página onde eu sugiro alguns cuidados a ter quando executar algumas técnicas que aprendi sozinha ou através de outros blogs e livros (sabedoria), depois de executar várias tentativas, algumas frustadas, outras não!!(experiência). Afinal, se calhar, (deixando a modéstia de lado), já tenho um bocadinho dos dois...:))))



O primeiro palpite é sobre o debruado ou debrum. Em inglês, piping, que nada mais é que uma fita de pano cosida entre dois tecidos e que tanto enfeita como dá um acabamento perfeito as suas peças.  
Há muito que vinha tentando seguir variadas técnicas para uma execução perfeita mas a maioria das dicas e turorials que encontrei não ensinam o "pulo do gato"... Este eu aprendi sozinha:))

  1. Para fazer seu debrum você vai precisar de um de cordão de algodão ( pode ser de outro material, mas eu prefiro o algodão que não escorrega na hora de coser).
  2. De seguida corte uma tira de tecido para fazer o debruado propriamente dito, (no  caso da imagem, corresponde ao tecido rosa forte de bolinhas brancas).
  3. Dobre a tira de tecido ao meio com o cordão no interior. Passe uma costura ao longo do tecido (aqui é que se esconde o "pulo do gato", utilizando o calcador para fechos) o mais próximo possível do cordão.
  4. Faça uma "sanduiche" com os dois tecidos a unir e o cordão recoberto pela tira de tecido no meio. Una os tecidos (direito com direito)e passe uma costura pelo avesso. Muito importante: utilizar mais uma vez o calcador para fechos, de maneira que a costura do debruado não apareça do lado direito do seu trabalho e evitando coser sobre o cordão.
Espero que tenha sido útil, aos novatos e curiosos como eu...Beijinhos, boa sorte e bons trabalhinhos!!

2 comentários:

  1. Nossa Olívia...ainda bem que encontrei seu blog, pq realmente ninguém ensina o "pulo do gato". Eu quebrei a cabeça pra fazer este debrum e agora com sua super dica (pq pra mim é muito mais q um palpite)vou tentar com certeza!!! Muito sucesso pra vc! Obrigado pelo post. Bjs Patricia Bez by Ideias PatiWork

    ResponderEliminar
  2. Como eu procurei essa dica... agora vou a luta!!! sucesso e obrigada por sua solidariedade.

    ResponderEliminar